terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Vinho agridoce

Conheço algo que pode te interessar. Coisa fina. Uma mistura de horas mortas, dias pintados de chumbo, gatos à noite nos telhados, lágrimas negras de noites insones, sorriso arrancado como grama, sal que estanca a alma raptada, saudade que estraçalha serenidade, ódio espesso mantendo a calma, vozes ecoando nas estantes, palavras feito encruzilhadas. Junto à poesia contida nesses versos, doses ideais de guitarras dissonantes e com múltiplos efeitos, linhas de baixo navegando em maremotos sem perder o prumo, bateria trovejante e uma voz rasgada, verdadeira e singular. Tudo isso embebido em melodias inspiradas, daquelas que parecem ter nascido conosco, que despertam identificação imediata com algo adormecido, como se já as conhecéssemos de outros mundos. É isso. Apresento-lhes meu entorpecente favorito. Um brinde à Theatro de Seraphin.

Formada por Artur Ribeiro (voz/guitarra), Cézar Vieira (guitarra), J. Wilquens Dantas (Bateria) e Marcos Rodrigues (baixo), a banda acaba de finalizar seu primeiro EP, que contou com a produção de Jera Cravo (Lou) e cujo lançamento oficial pelos selos Big Bross e Atalho Discos acontecerá agora em março, possivelmente na Boomerangue (Rio Vermelho). As seis canções que compõem a obra - "Sombras Chinesas", "Cólera", "Doze por Oito" (predileta desta que vos fala) , "Doralice", "Súbito" e "Tristeza" - no entanto, já estão disponíveis para download na página da banda na Trama Virtual, onde também se encontram outras cinco músicas ("Nada a Fazer", "Arqueiro Cego", "Dionísio", "Na Rota das Estrelas Cadentes" e "Tempestades Risonhas") gravadas no período da primeira formação, que contava com Candido Soto (Cascadura e Banda de Rock) na guitarra. As demais canções registradas nesta fase, a exemplo de "O Mágico de Oz" (com participação da cantora Danny Nascimento) e "Na solidão dos Campos", serão disponibilizadas no mesmo site em breve.

Na ativa há quatro anos, a Theatro já se consolidou como uma das principais bandas de rock alternativo de Salvador devido à competência, talento e determinação de seus integrantes. As apresentações, sempre marcadas pela visceralidade e um certo clima noir, têm atraído um público fiel e chamado a atenção dos desavisados. A banda ficou entre as cinco finalistas da seletiva baiana para o festival Claro que é rock, realizada em 2005 na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, onde dividiu o palco com a banda inglesa Placebo . Também abriu um show de Marcelo Nova no Rock in Rio Café no mesmo ano, juntamente com a banda Koyotes, e participou de diversos festivais locais, sendo o mais recente o Boom Bahia Festival. Apresentou-se ainda em eventos de rock no interior do estado, a exemplo de Bom Jesus da Lapa, Camaçari e Santo Antonio de Jesus.

Com influências de bandas como Doors, Joy Division, Echo & the Bannymen, Smiths e Smashing Pumpkins, utilizadas de forma pessoal e contemporânea, a Theatro traz ainda vestígios inevitáveis da experiência de seus membros em trabalhos anteriores, a exemplo da Treblinka e Cravo Negro (Artur Ribeiro), Brincando de Deus (Cezar Vieira) e Via Sacra (Marcos Rodrigues). A próxima sessão desse vinho agridoce, com direito à músicas novas como "A mente Dança", "Passaporte Mouro", "Atlântico Sul" e a sensacional "Pânico", está marcada para sábado (dia 23), a partir das 18h, na praça Tereza Batista (Pelourinho), onde vai estar rolando a Feira Hype Itinerante, com participação de Vandex e Los Canos. Convite feito, agora é contigo. Embriague-se!!!
Fotos: Lia Seixas






7 comentários:

artur disse...

Obrigado Sil!
Me fez sentir bem!

bjs!

Sonora disse...

Que massa Silvana..
Tambem amo a Theatro de paixão e claro estarei no show cantando todas as músicas!!
Bjos!! : )

Anônimo disse...

depois deste texto, é hora que alguém da banda te chamar para compor ..bjs e parabéns pelo site...tá bem legal...a começar pelo texto que caio fernando abreu que já tinha lido tempos atrás e gosto muito.

pin hole disse...

Belos textos.

Unknown disse...

Textos belos e sensíveis. Passarei sempre por aqui. Beijo.

cebola disse...

Panico é A canção!!

dantasjw disse...

obrigado pelo carinho..
adorei!